Consórcio Intermunicipal de Saúde seguirá custeando o Programa de Saúde da Mulher em São Luiz Gonzaga

  • Tema foi pauta de reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 19/07/2023 às 14:20   |   Imprimir

A manutenção dos atendimentos do Programa de Saúde da Mulher do Hospital São José, em São Luiz Gonzaga, foram pauta de reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. A reunião – ocorrida em Porto Alegre, na terça-feira (18) – contou com a participação do prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS), Sidney Brondani, e representantes de municípios que integram a associação.

Durante a reunião, a secretária Arita Bergmann explicou que o Governo do Estado não pode contratar o Hospital São José, por se tratar de uma gestão plena. Porém, é viável para a pasta firmar convênio com o Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) para a prestação do serviço. Bergmann informou que o Governo do Estado pretende implantar novos centros de referência da saúde da mulher, não tendo motivos para retroceder na região missioneira, onde o serviço está funcionando.

Na ocasião, foi acordado que o COIS seguirá custeando os atendimentos do Programa de Saúde da Mulher em São Luiz Gonzaga, evitando longas viagens e desconfortos para as mulheres da cidade e de municípios da região atendidas no centro. Mensalmente, o consórcio repassa ao Hospital São José, de Giruá, aproximadamente R$ 50 mil, arcando com as despesas de custeio. O contrato com o Hospital São José será prorrogado até dezembro de 2023. Neste período, o HSLG deverá se adequar para prestar esse importante serviço de saúde pública voltado às mulheres da região, conveniado com o Governo do Estado.    

O Programa de Saúde da Mulher oferta exames de mamografia, ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, além de todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas. Os atendimentos são realizados junto ao Centro de Saúde (na Avenida Senador Pinheiro Machado, próximo à Praça da Matriz), no Centro de Saúde da Mulher. Mais informações pelo número (55) 3352-9092.      

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Divulgação